A merenda escolar fornecida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) continua servindo de referência para outras cidades. Nesta terça-feira (18), o secretário de Educação de Queimados, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, André Luiz Monsores de Assumpção, visitou duas unidades escolares da rede municipal de ensino, juntamente à sua equipe técnica, para conhecer a experiência de sucesso de Campos. Eles estiveram na Escola Municipal Walter Siqueira e a Creche Ruth Chagas, no Parque Julião Nogueira.
O grupo foi recebido pelo secretário municipal de Educação, Marcelo Feres; subsecretária de Gestão Orçamentária e Financeira, Carla Patrão; e assessores. Em seguida, a comitiva foi acompanhada pela coordenadora de Nutrição Escolar da Seduct, Suellen Balbino da Silva, nas unidades.
“Eles visitaram as cozinhas, conheceram o estoque, cardápio, a dispensa, como acontece a fiscalização da merenda, o mapa de merenda das empresas, documentação disponibilizada nas cozinhas, alimentos etiquetados com prazo de validade, merendeiras uniformizadas e acompanharam o momento da refeição dos alunos, verificando que o município cumpre rigorosamente o Plano Nacional de Alimentação Escolar. Estamos muito honrados com essa cooperação entre os municípios e colocamos toda nossa equipe à disposição”, disse Marcelo Feres.
André Luiz elogiou o serviço prestado em Campos e afirmou que a recomendação foi feita pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane).
"A Secretaria de Educação do município de Queimados está nesse processo de reformulação do modelo de trabalho e estamos avaliando as experiências positivas. Campos foi recomendada e citada pelo Cecane como uma boa experiência no Estado, como referência, com um case de sucesso. Por isso, quisemos vir conhecer de perto para entender como funciona e nos espelharmos, para aprimorar nossos serviços. Para nós é motivo de muita satisfação estarmos aqui. Quero agradecer à excelente hospitalidade que recebemos de toda a equipe de Campos, desde o nosso primeiro contato”, comentou André.
Além da qualidade da alimentação, em parceria com as empresas fornecedoras de merenda escolar, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está promovendo ciclos de palestras para pais e funcionários sobre educação saudável, como destacou o secretário da pasta, Marcelo Feres. O objetivo é promover a conscientização das crianças e responsáveis, falar sobre a importância dos alimentos e do prejuízo que o açúcar pode trazer à saúde, principalmente dos pequenos.
Em razão do trabalho de excelência, Campos foi selecionada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para participar de uma atividade de monitoramento e assessoria técnica junto às prefeituras do Rio de Janeiro, que tem como objetivo levantar informações e prestar apoio junto ao Pnae, segundo Suellen.
“É muito gratificante ver o reconhecimento do trabalho da nossa equipe em todo o estado. Muito são os desafios a serem alcançados ainda, mas trabalhamos em prol dos alunos, por uma alimentação de qualidade para eles todos os dias. Cumprimos rigorosamente a Resolução Nº 6, de 8 de maio de 2020, e receber o reconhecimento do FNDE, do Cecane e de outros municípios nos mostra que estamos no caminho certo. Conseguimos uma parceria muito grande com as duas empresas que fornecem a merenda, o que se traduz no resultado final. Agradecemos a toda nossa equipe e também aos diretores”, destacou Suellen.
A alimentação escolar do município está atendendo a legislação vigente visando contribuir para formação de hábitos saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais. “São realizados constantes testes de aceitabilidade para introdução de novas preparações para promover o cardápio mais diversificado e atrativo”, finalizou a coordenadora