Notícia no detalhe
Obra física do Complexo Farol-Barra do Furado iniciada este mês
A primeira reunião realizada no canteiro de obras do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, entre Campos e Quissamã, aconteceu nesta quinta-feira (11) e contou com representantes dos dois municípios e do consórcio Terra e Mar, responsável pela obra. O empreendimento prevê a implantação do projeto de estabilização de embocadura e transpasse de sedimentos (sistema by-pass) sobre o Canal das Flechas, além da recuperação das condições de navegabilidade. A previsão é de que as primeiras estacas comecem a ser cravadas no mar no dia 31 de agosto.
- Essa é uma reunião emblemática, pois agora estamos trabalhando e começando a obra no seu sentido físico, apesar dos trabalhos terem iniciado há cerca de sete meses. Esta é uma obra complexa, pois envolve o Consórcio Terra e Mar (formado pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e OAS), as prefeituras de Campos e Quissamã, e os governos federal e estadual. O Brasil é carente de Cais e precisa desse Complexo para dar apoio ao pré-sal – explicou o coordenador de Infraestrutura, Antônio José Petrucci, lembrando que o empreendimento logístico é de interesse nacional.
Durante a reunião, os técnicos definiram a posição ideal para cravar as estacas do píer, a instalação das bombas, estudo de área de aterro alternativo, dragagens e pontos de concentração. “As negociações para a instalação do Complexo começaram quando a Prefeita Rosinha Garotinho era governadora do Estado. Após assumir o governo municipal, a prefeita estabeleceu o empreendimento como uma de suas prioridades”, lembra Petrucci.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Orlando Portugal, vários empregos serão gerados através do Complexo. “Temos que estar nos preparando, formando e qualificando mão de obra o bastante para dar dignidade para a população de Campos e Quissamã, que estará usufruindo desse empreendimento. Estamos fazendo, também, a prospecção aos empresários e anunciando esse projeto para todo o país. No começo do ano, tínhamos quatro empresas estaleiras e, a partir destes contatos, já vieram mais duas”, explicou Orlando Portugal, acrescentando que o sistema de by-pass é uma tecnologia australiana com alto grau de engenharia civil que vai transportar areia de Quissamã para Campos.
Participaram, ainda, da reunião projetistas e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Quissamã, Aroldo Carneiro. O Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado é um empreendimento de R$ 133,3 milhões com recursos dos dois municípios envolvidos e dos governos federal e estadual.
Últimas Notícias adicionadas
Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
0811 09h22"Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
0711 19h34City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















