Notícia no detalhe
Prefeitura retorna a Campos mulher desaparecida há cinco anos
Há cinco anos longe da família e de sua terra natal, vivendo por algum tempo nas ruas da cidade de Carandaí, em Minas Gerais, essa semana Marli Barbosa Rosa, 43 anos, finalmente, retornou a Campos, para convívio com sua mãe, pai e demais parentes. A aproximação entre mãe e filha se deu através das prefeituras mineira e de Campos, esta última via Núcleo Integrado de Atendimento à População de Rua e Imigrante, conhecida como Casa da Cidadania, ligada à Secretaria da Família e Assistência Social.
Marli já tinha saído de casa, sem saber explicar precisamente porquê, por várias vezes seguidas, sendo esta a última em que ficou mais tempo desaparecida. Atualmente, depois de perambular pelas ruas de Carandaí, estava vivendo em uma casa doada pela prefeitura mineira, trabalhando, segundo ela, com reciclagem, mas mantida quase que integralmente pelo município.
Sua mãe, Angelita Barbosa da Costa de Almeida, 63 anos, disse que a primeira vez que sua filha saiu de casa tinha 13 anos de idade e que, de lá para cá, foram outras tantas. E desta vez, o retorno só foi possível, graças ao empenho e boa vontade da equipe técnica das duas prefeituras. “Estou muito feliz e agradecida a prefeitura de Minas e a de Campos”, disse Angelita Barbosa.
O coordenador da Casa da Cidadania, em Campos, Evaldo Malaquias, explicou que Marli já foi encaminhada ao Hospital Ferreira Machado (HFM) e ontem (segunda-feira, 03), começou a maratona de exames e consultas, sendo assistida de perto pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Segundo a assistente social da Casa, Rosangela Mavila, nesta terça-feira (04) ela será levada ao Centro de Referência e Atendimento Social (CRAS) de Goitacazes, onde reside sua mãe, podendo ser incluída em algum programa social da prefeitura. Participaram ainda do encontro entre mãe e filha, as coordenadoras da Casa da Cidadania, Maria Cristina Pereira e Janaína Santos Carvalho.
A secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, explica que a Casa da Cidadania faz esse tipo de trabalho, seja de resgate de pessoas ou de retorno delas à sua terra natal, com freqüência. Segundo a secretária, já foram enviadas pessoas de volta para Curitiba, Campina Grande, Vitória, Macaé, entre outros estados e municípios. “A maioria vem para Campos e se torna morador de rua. Hoje, 90% da população de rua da nossa cidade são pessoas de fora”, finaliza a secretária.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2024 15:53:41 Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
- 24/11/2024 14:45:40 Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
- 24/11/2024 14:29:09 Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
- 24/11/2024 14:17:17 Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
- 24/11/2024 14:05:30 Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
2411 14h45Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
2411 14h29Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
2411 14h17Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
2411 14h05Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação